Patrocinadores oficiais


Atualmente, os telemóveis não servem apenas para fazer/receber chamadas, ou enviar mensagens. São "minicomputadores", através dos quais se acede à Internet, sendo possível navegar por todo o tipo de sites, redes sociais, jogos, aplicações, etc..

É uma parte já tão essencial do nosso dia-a-dia que é fácil esquecer a segurança do telemóvel e dos ficheiros que levamos no bolso para todo o lado.

Usamo-lo para pagamentos, selfies, entrar em concertos e trocar mensagens indiscretas sobre a nova namorada do patrão. Não te deixes enganar por esta falsa sensação de segurança e põe em prática estes cinco conselhos.

1.       Nunca uses uma rede pública de wi-fi para fazer transações financeiras ou trocar informação que possa ser confidencial. Se precisares de recorrer à tua conta bancária ou fazer uma compra, troca para a ligação de dados do teu operador.

 

2.       Se o teu telemóvel for perdido ou roubado o mais provável é que seja imediatamente limpo para ser revendido no mercado negro. O ideal é evitar o acesso a qualquer um dos teus dados. O pin é uma boa opção, assim como uma password com letras e números.

 

3.       Se há verdade incontornável que os famosos aprenderam da pior forma é que, por muito seguro que possa ser um telemóvel, com inteligência e “engenharia social”, é possível aceder ao teu telemóvel e descobrir os teus mais sórdidos segredos. A solução é simples: não guardes, registes ou acedas a informação sensível a partir do teu telemóvel. Há sempre forma de aceder a ela ou recuperar os dados.

 

 

4.       Não descarregues nada que não venha de uma fonte segura. As app stores oficiais são a tua melhor fonte.

 

5.       Mantém o teu telemóvel actualizado. Ignora as versões beta, mas instala sempre a última versão de software que usas, incluindo sistema operativo.

 

Agora falando nos cuidados a ter com o telemóvel para que dure o máximo de tempo possível. Às vezes é irónico como os acidentes acontecem, para os evitar deixo-vos também cinco conselhos.

1.       Nunca usar o telemóvel na casa de banho. A casa de banho é um dos principais locais onde acontecem mais acidentes. O mais comum é cair na sanita. Tomar banho com o telemóvel no mesmo ambiente também não é bom, pois a humidade infiltra-se e pode corroer vários componentes.

 

2.       Manter sempre o telemóvel em locais onde a temperatura não seja inferior a 15º e superior a 30º. As temperaturas extremas podem danificar a bateria rapidamente.

3.       Na praia toma sempre cuidados extra. A praia é um ambiente que apresenta muitos perigos para o teu equipamento. Se for mesmo necessário levar o telemóvel para a praia usa-o sempre dentro de uma capa (de preferência tipo meia, pois protege da água e da areia) e mantem-no à sombra.

 

4.       Nunca coloques o telemóvel no bolso junto com outras coisas. Muita gente tem o hábito de levar várias coisas no mesmo bolso em que leva o telemóvel, tais como chaves ou moedas, o que pode facilmente riscar ou partir o touch.

 

 

5.       Ao praticar desportos tens que ter cuidados redobrados. Tal como a água o suor oxida componentes electrónicos. Quando praticares desporto toma precauções e nunca ponhas o telemóvel em contacto com a pele, e consequentemente com o suor.

  

 

Diogo Sendim Lourenço

 

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)

Disponibilidade: Disponivel



Voltar...

Últimas notícias