Patrocinadores oficiais

Roda dos Alimentos

A Roda dos Alimentos é a representação gráfica que nos ajuda a escolher e a combinar os alimentos que constituem os grupos da Roda e que deverão fazer parte da nossa alimentação diária. Uma alimentação baseada na Roda dos Alimentos é completa, equilibrada e variada, pois ingerimos alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

Este guia para a escolha alimentar diária é constituído por 7 grupos, no qual cada grupo é uma fatia e possui alimentos com propriedades nutricionais semelhantes, cada qual com a sua importância pois todos desempenham funções nutricionais específicas. Todos os alimentos devem estar presentes nas refeições diárias, devendo ser regularmente substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a variedade necessária. A água está representada em todos os grupos, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos e, por isso, está centrada não possuindo um grupo próprio.

De acordo com a Roda, a recomendação diária de fruta é de 3 a 5 porções (não as ultrapasse, pois, a fruta também é rica em açúcar, a frutose), assim como de vegetais, 2 a 3 porções de leite, queijo ou iogurte (prefira os magros), 1,5 a 4,5 porções de alimentos ricos em proteínas como peixe, carne ou ovos, 1 a 2 porções de leguminosas, 4 a 11 porções de hidratos de carbono, de preferência integrais: arroz, massa e cereais como o pão (ajuste caso tenha Diabetes).

Para finalizar, é fundamental uma boa ingestão de água diariamente (sendo que as necessidades hídricas podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia) e a prática de atividade física diária!

 

Fonte: Associação Portuguesa dos Nutricionistas

 

Disponibilidade: Disponivel



Voltar...

Últimas notícias